domingo, 13 de maio de 2012

Finalmente, o equilíbrio

O venezuelano Maldonado vence na Espanha e entra pra
história da categoria
A temporada 2012 da Fórmula 1 está cheio de atrativos, como há tempos não tinha. Pela primeira vez na história, a categoria possui uma grande quantidade de pilotos campeões mundiais (seis) e uma temporada caracterizada pelo equilíbrio.

Até este domingo, foram disputadas cinco etapas, com cinco vencedores diferentes. E hoje a principal categoria do automobilismo mundial teve mais um debutante no degrau mais alto do pódio: o venezuelano Pastor Maldonado. 

O jovem piloto da Williams, já tinha se destacado no circuito catalão nos treinos classificatórios de sábado, quando travou até o último minuto a disputa pela pole position com o inglês, da McLaren, Lewis Hamilton. O campeão do mundo em 2008, com mais carro e num dia muito feliz, ficou com a primeira posição, mas Maldonado herdou a pole por causa de uma punição dada a Hamilton, porque o britânico ficou sem combustível após o término do treino e não pode conduzir a sua McLaren ao parque fechado para a inspeção.

Maldonado fez uma grande corrida, encarou como gente grande, campeões mundiais como Kimi Haikkonen e Fernando Alonso. O espanhol, por sinal, travou uma batalha contra o venezuelano pela vitória. Seria a segunda dele na temporada e em casa. Mas terminou a corrida administrando o segundo lugar pois estava sem pneus, sofrendo uma pressão do finlandês da Lotus, Kimi Haikkonen.

Os brasileiros não tiveram um bom domingo na Catalunha. Bruno Senna, bateu a sua Williams em Schumacher, na largada e abandonou. Massa que recebeu uma punição durante a prova, terminou em 15º.

Hamilton e Vettel deram show nas posições intermediarias, mas o alemão campeão do mundo no ano passado, levou a melhor e terminou em sexto. Hamilton que largou em último, chegou em oitavo.

Desde 1981, não havia um equilíbrio tão evidente na Fórmula 1. Cinco corridas disputadas, com cinco vencedores diferentes. O mais interessante é que desses cinco vencedores, dois deles sentiram o gostinho, pela primeira vez, de largar na frente e vencer a corrida de ponta a ponta. 

Sebastian Vettel ainda lidera o mundial de pilotos, mas está sentindo na pele as dificuldades de manter a sua hegemonia. E Maldonado provou que a Williams pode chegar na frente com um carro nem tão forte quanto as McLarens, Ferraris, Red Bulls, Mercedes. Deu dois grandes presentes ao patrão que completou 70 anos, no sábado. Sir Frank Williams, não sentia o gostinho da vitória desde 2004, com outro sul americano: o colombiano Juan Pablo Montoya. E nós não vemos uma temporada tão atrativa como essa.

Seja bem vindo, equilíbrio! E permaneça até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário