terça-feira, 5 de novembro de 2013

Os segredos da Roma

Como o time da capital italiana conseguiu evoluir tanto em tão pouco tempo e já figura entre os favoritos para a conquista do scudetto


Após se tornar um “clube empresa” a A.S. Roma, liderada por Thomas DiBenetto, conseguiu se reerguer e voltar ao protagonismo do futebol Italiano. O time passou por uma reestruturação, desde a melhora significativa de seus jogadores até a infraestrutura.  As campanhas dos últimos anos não deixaram sua torcida, que é uma das mais fanáticas da Europa, comemorarem títulos ou classificações para As principais ligas da Europa, mas com a chegada de Rudi Garcia o sonho do scudetto parece se tornar realidade.


O primeiro passo foi colocar a marca da A.S. Roma em evidencia, torneios amistosos pelos Estados 
Unidos, um investimento em redes sociais e a aquisição de jogadores importantes no cenário mundial como: Stekelenburg, Balzaretti e Pjanic; já nesta temporada se juntaram ao time - Benatia, Ljajic e o brasileiro Maicon.


Outro importante fator desse rápido sucesso é o técnico francês Rudi Garcia. Que já vinha de um bom trabalho no Lille, onde ele passou cinco temporadas com boas campanhas e conquistou uma Copa da França contra o PSG, tendo sido eleito o melhor treinador na temporada 2010-2011.
Rudi Garcia, um dos responsáveis pelo bom momento da Roma (Foto: Divulgação)

Sua contribuição para o conjunto da Roma se tornar um time foi crucial. Ele conseguiu recuperar o time da sexta posição do campeonato anterior, o que não dava direito a nenhuma competição Europeia, para um time bastante competitivo.


 Mesmo com a perda de jogadores importantes como: Lamella (Totteham), Osvaldo (Southampton) e o brasileiro Marquinhos (PSG); Garcia mesclou o talento de Alessandro Florenzi, jogador da base da Roma, com atletas experientes. Pjanic e Gervinho, que já haviam trabalhado com o Rudi no Lille, foram muito importantes para esse encaixe do time em campo.


 Além de ter dado um padrão tático, misturando a forte marcação Italiana com um time compacto, contra-ataques rápidos e muita variação de jogo. Rudi Garcia conseguiu que o ídolo máximo, Francesco Totti, renovasse tanto seu contrato, até 2016, quanto a sua motivação. O craque italiano é o principal jogador da engrenagem romana e atua como referência no ataque.



Roma segue imbatível e se isola na liderança. (Foto: Divulgação)


Um dado interessante é que não há um só artilheiro na equipe, os gols são bem distribuídos. Até aqui, na décima primeira rodada, a equipe conta com o segundo melhor ataque com 24 gols marcados e a melhor defesa com 2 gols sofridos. Se continuar assim a A.S. Roma pode conquistar um título que não vem desde a temporada 2000/2001, colocando mais um Calcio no vasto currículo do capitão Totti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário